Seminário Interdisciplinar: On a New Piecewise Regression Model With Cure Rate: Diagnostics and Application to Medical Data

Data de publicação: 10 de outubro de 2022. Categoria: Eventos, Notícias

O Colégio de Estudos Avançados promoverá o seminário “On a New Piecewise Regression Model With Cure Rate: Diagnostics and Application to Medical Data”. O palestrante será o Professor Jeremias Leão, do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Amazonas.

O evento faz parte de uma série de seminários insterdiplinares promovidos pelo CEA/EIDEIA e será realizado em português, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática (PPGETI), presencialmente no auditório do Departamento de Engenharia de Teleinformática (Bloco 725), no dia 19 de outubro de 2022, das 10:00 às 11:30, horário de Brasília.

O trabalho do Prof. Jeremias, cujo título em português é “Um novo modelo de regressão por parte com fração de cura: Diagnóstico e aplicação a dados médicos”, tem o seguinte resumo:

“Neste artigo, discutimos uma extensão do modelo clássico de fração de cura, em que consideramos a distribuição binomial negativa para as causas competitivas e com a distribuição exponencial por parte para modelar o tempo do evento de interesse, o que permite a modelagem de funções de perigo monotônicas e não-monotônicas (isto é, a forma da função de risco não é assumido como nos modelos paramétricos tradicionais). Esta abordagem produz um modelo de fração de cura flexível, dependendo da escolha do tempo partição. Discutimos análise de diagnóstico através de medidas de influência local. Foi realizada uma simulação de Monte Carlo para análise do comportamento dos parâmetros do modelo. Consideramos duas aplicações do modelo proposto a conjuntos de dados de melanoma e leucemia.”

Essa modelagem é de grande relevância para alunos(as) e pesquisadores(as) nas áreas de Economia, Engenharia, Medicina, Saúde Pública, Ciências Sociais, Estatística, entre outras. Por favor, divulguem e prestigiem as atividades do CEA/EIDEIA.

Para informações de como chegar ao local, clique aqui.