PRIMEIRO PAINEL INTERDISCIPLINAR DO CEA/UFC 2018: “CIÊNCIA E CIDADANIA” (16/MAIO).

Data de publicação: 11 de maio de 2018. Categoria: Notícias

Será realizado no próximo dia 16 de maio, quinta-feira, das 10h às 12h, no auditório da Reitoria da UFC (Avenida da Universidade, 2853, Benfica), o primeiro Painel Interdisciplinar de 2018 promovido pelo Colégio de Estudos Avançados – CEA/UFC com o tema “CIÊNCIA E CIDADANIA”. Os conferencistas convidados são o Prof. Dr. João Lucas Marques Barbosa (docente emérito do Curso de Matemática/UFC) e o Prof. Dr. Luiz Drude de Lacerda (docente do LABOMAR/UFC e Diretor Científico da FUNCAP).

O Prof. JOÃO LUCAS possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1965), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1967) e doutorado em Matemática – University of California (1972). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, realizando pesquisas sobre imersões com alguma restrição nas m-curvaturas. Foi presidente da Fundação Cearense de Apoio a Pesquisa (FUNCAP) por dois mandatos. É Professor Emérito da UFC e atual membro do Conselho Consultivo do CEA/UFC.

O Prof. LUIZ DRUDE possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). Em 2013 tornou-se Professor Titular da Universidade Federal do Ceará realizando suas atividades docentes no Instituto de Ciências do Mar – LABOMAR/UFC. Foi Professor Visitante da Université de Toulon et du Var, França, entre 1998 e 2006. Possui experiência na área de Ecologia, com ênfase em Biogeoquímica e Contaminação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientes costeiros, contaminação ambiental, metais pesados, biogeoquímica de ecossistemas tropicais, monitoramento ambiental e capacidade suporte de ecossistemas, impacto das mudanças climáticas globais na biogeoquímica de ecossistema. É atualmente Diretor Científico da FUNCAP.

O Painel abordará as expertises científicas das áreas de Matemática e Ciências Biológicas (Ecologia) aprofundando a relevância das mesmas para o desenvolvimento e expansão da cidadania. Serão ressaltadas as relações não só entre saberes acadêmicos, mas também as diversas comunicações que existem entre a UFC e outras instituições sociais.

O Colégio de Estudos Avançados da UFC convida a comunidade acadêmica e os demais interessados nesta temática. As Inscrições poderão ser feitas acessando o formulário eletrônico no seguinte link: https://goo.gl/forms/fFtpt0fzjkIBCTap1 .