PARTICIPAÇÃO DO CEA/UFC NO 5º ENCONTRO DO UBIAS

Data de publicação: 18 de abril de 2018. Categoria: Notícias

Recentemente, a Universidade Federal do Ceará (UFC) se destacou no âmbito internacional. O Colégio de Estudos Avançados (CEA) foi convidado para participar do 5º Encontro da UBIAS, organização internacional que reúne os maiores institutos universitários de estudos avançados do planeta. Apesar de ainda não fazer parte da desta rede, o diretor e vice-diretor do CEA – Prof. César Barreira e Prof. Álvaro Madeiro – foram convidados pessoalmente para divulgar sua história e atividades realizadas em 2017.

O UBIAS é uma rede global de intercâmbio acadêmico para a construção de novos conhecimentos interdisciplinares e a promoção da internacionalização da ciência. A rede foi criada pela necessidade de divulgar o papel de destaque dos institutos nas Universidades, que dificilmente poderiam desenvolver projetos transdisciplinares sem a existência destes espaços de reflexão no mais alto nível. Esta 5ª edição do evento foi realizada pelo Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP), dos dias 19 a 23 de março, e teve como destaque o papel da universidade no século XXI em um mundo cada vez mais complexo, interdisciplinar e, acima de tudo, globalizado e interconectado.

Durante a reunião, foi ressaltado o papel central que institutos e centros como o CEA têm de criar espaços de comunicação entre áreas tão separadas quanto a Física e a Sociologia, ou as Letras e a Biologia. É um espaço de criatividade e excelência que junta as mentes mais brilhantes do nosso estado, ao mesmo tempo que divulga para o público geral o que está acontecendo na fronteira do conhecimento. O passo seguinte é conectar estas mentes e públicos aos seus respectivos pares internacionais.

No evento, estavam presentes representantes e diretores de instituições da Alemanha, Israel, França, Japão, Holanda, África do Sul e Inglaterra, além de outras instituições internacionais que participaram via videoconferência. Entre as instituições nacionais, participaram além da USP (que sediou o evento) a UFMG, a URGS e a UFC, a única universidade da Região Nordeste.

Ficou claro no evento, que o atual projeto brasileiro de internacionalização [objetivando] de incorporar nossos centros nacionais de excelência científica a uma rede planetária de conhecimento humano já é um fato, e que a UFC, através do CEA, tem um pé (uma entrada) nesta rede global que transcende barreiras nacionais em um mundo cada vez mais interligado e complexo neste começo de século XXI.

(Prof. LUÍS BARROS – Colaborador Administrativo CEA/UFC)

Prof. LUÍS BARROS