Painel Interdisciplinar DESAFIOS DAS CIDADES – Mobilidade Urbana & Redes Complexas – 30/08/18 – 16h

Data de publicação: 27 de agosto de 2018. Categoria: Notícias

Será realizado no próximo dia 30 de agosto, quinta-feira, das 16h00 às 18h30, no auditório da Reitoria da UFC (Avenida da Universidade, 2853, Benfica), o terceiro Painel Interdisciplinar de 2018 promovido pelo Colégio de Estudos Avançados – CEA/UFC com o temaDESAFIOS DAS CIDADES – Mobilidade Urbana & Redes Complexas. Os conferencistas convidados são o arquiteto e urbanista, poeta e compositor, Fausto Nilo Costa Júnior, e o Prof. Dr. José Soares Andrade Júnior, que é docente do Departamento de Física e Pró-Reitor de Relações Internacionais da UFC.

O Painel apresentará conteúdos sobre os desafios urbanísticos para reequilibrar os componentes da forma urbana com vistas à cidade próspera, acessível e justa, com análise do caso de Fortaleza, seus bloqueios e oportunidades. E também uma breve introdução à Física de Sistemas Complexos com ênfase na topologia e dinâmica de Redes Complexas, incluindo aplicações em mobilidade urbana, eficiência de cidades, sociologia e política.

FAUSTO NILO possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (1970). Fausto Nilo é sócio presidente da empresa Fausto Nilo Arquitetura S/S onde desenvolve projetos de edificações, complexos de uso público, equipamentos turísticos e projetos de urbanismo. Entre as obras de edificação se destacam aquelas de uso público em que foi co-autor junto ao arquiteto Delberg Ponce de León, entre as quais a Reforma e Adaptação da Ponte dos Ingleses, o Mercado São Sebastião, a Nova Praça do Ferreira, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a reforma do Hotel Oásis Atlântico, vários centros educacionais e edifícios residenciais multi-familiares, todos em Fortaleza.

JOSÉ SOARES é Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, Membro do Colegiado do Curso de Pós-graduação em Física da Universidade Federal do Ceará (nível 7 na avaliação da CAPES) e Bolsista de Pesquisa do CNPq Nível 1A. Possui mestrado e doutorado em Engenharia Química pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro, e graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Física Estatística, Física Computacional e Física de Sistemas Complexos, atuando principalmente nos seguintes temas: redes complexas, teoria da percolação, fractais, fenômenos críticos e transições de fase, fenômenos de transporte em sistemas irregulares e desordenados, dinâmica de fluidos computacional, difusão e escoamento em meios porosos, fisiologia pulmonar, fragmentação, formação de fraturas e ciência das cidades.

O Colégio de Estudos Avançados da UFC convida a comunidade acadêmica e os demais interessados nesta temática. As Inscrições poderão ser feitas acessando o formulário eletrônico no seguinte link: https://goo.gl/forms/oLV4nu0GiQbWVlCw2 .