Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Colégio de Estudos Avançados

Área do conteúdo

O tema do Painel Interdisciplinar do mês de outubro é “Medicinas Interativas e Novas Fronteiras da Saúde” e tem como palestrantes a Drª. Paola Torres Costa – UFC e o Drº. Paulo Henrique Martins – UFC/UFPe.

Data de publicação: 5 de outubro de 2017. Categoria: Sem categoria

“Medicinas Interativas e Novas Fronteiras da Saúde” é o tema do painel que o Colégio de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal do Ceará promove no dia 19 de outubro, das 10 às 12h, no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica).

O evento é aberto ao público e faz parte do ciclo de conferências “Rompendo Fronteiras – Ciência, Cultura e Arte”, série de atividades que pretendem abordar temas contemporâneos de forma multidisciplinar.

Cartaz do Evento

Participam do painel os professores Prof. Drª. Paola Torres Costa – UFC (Medicina) e Prof.Drº. Paulo Henrique Martins – UFC/UFPe (Sociologia).

A Drª. Paola Torres Costa é médica, trabalha com Onco-Hematologia, que é uma especialidade que trata paciente portadores de câncer do sangue. Leciona medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e é médica do Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO) onde atende pacientes com câncer com estudantes de medicina. O seu principal interesse além de praticar uma educação médica centrada em valores humanistas, é desenvolver pesquisas em Práticas Integrativas ou seja, auxiliar os seus pacientes, alunos, familiares, cuidadores e amigos a entender o potencial curativo que todos nós possuímos e que precisa ser descoberto e cultivado dentro de cada um de nós. Atualmente é Fellow em Medicina Integrativa pela Universidade do Arizona (Tucson – EUA).Tem Título de Especialista em Homepatia pela Associação Médica Brasileira (Instituto Hahemmaniano do Brasil), tem Formação em Acupuntura pela Universidade Federal do Ceará – UFC e tem Pós-Doutorado em Medicina Integrativa pela UNICAMP. Coordena o PRIINTAR (Programa Integrativo Intensivo de Apoio e Revitalização) do Instituto Roda da Vida e NUMI (Núcleo de Medicina Integrativa) da Universidade Federal do Ceará.

Já Drº. Paulo Henrique Martins tem mestrado em Sociologia – Universidade de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1979); Doutorado em Sociologia – Universite de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1980 e 1991).); Pós-doutorado na Universidade de Paris-Nanterre (2001); Professor Titular de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Professor e Pesquisador dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e Saúde Coletiva da UFPE; Presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia (ALAS) (2011-2013); Vice-Presidente da Associação Movimento Anti-Utilitarista nas Ciências Sociais (MAUSS); Coordenador do NUCEM (Núcleo de Cidadania e Processos de Mudança (UFPE); Membro dos conselhos editoriais de revistas cientificas: Revista REALIS (Brasil), Revue du MAUSS (França); Revista Estudos de Sociologia (Pernambuco); Revista Sociologias (Rio Grande do Sul); Política Sociedade: Revista de Sociologia Política (Santa Catarina); Intersecções: Revista de Estudos Interdisciplinares (Rio de Janeiro); REALIS (Revista de Estudos Anti-Utilitaristas e Pós-Coloniais) (Pernambuco); Editora Massangana (FUNDAJ); Bolsista de Produtividade 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Tem produção acadêmica na área de Sociologia, particularmente nas áreas de Teoria Sociológica e Estudos Pós-Coloniais, Estudos sobre a Dádiva; Sociologia da Saúde e Sociologia do Poder. (Texto informado pelo autor)

Para realizar sua inscrição, acesse aqui.

Acessar Ir para o topo