Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Colégio de Estudos Avançados

Área do conteúdo

VICE-DIRETOR DO CEA/EIDEIA ESTÁ ENTRE OS PESQUISADORES DA UFC CUJO ARTIGO ENCONTRA-SE ENTRE OS 100 MAIS CITADOS DO MUNDO SOBRE DESNUTRIÇÃO GLOBAL

Data de publicação: 3 de setembro de 2021. Categoria: Notícias

“Artigo produzido por professores da Universidade Federal do Ceará está entre os 100 mais citados do mundo sobre a temática da desnutrição global. É o que aponta estudo realizado por pesquisadores vinculados a instituições de diversos países, como China, Nigéria, Sudão e Quênia, e divulgado recentemente pelo prestigiado periódico Journal of Public Health and Emergency.

O estudo no qual o artigo de pesquisadores da UFC foi citado compilou publicações feitas entre 1940 e 2019.

O artigo dos professores da UFC aparece na posição 73 da lista e foi publicado em 2008, com o título “Malnutrition as an enteric infectious disease with long-term effects on child development” (A desnutrição como doença infecciosa entérica com efeitos de longo prazo no desenvolvimento infantil, em tradução livre).

Trata-se de um estudo de revisão sobre a relação entre desnutrição e infecções intestinais. Os pesquisadores partem do fato de que a função de absorção de nutrientes é prejudicada devido a várias infecções entéricas repetidas (cujos sintomas comuns são diarreia, febre ou cólicas estomacais), sendo que isso é especialmente problemático em crianças cujas dietas são insuficientes.

Assim, a pesquisa documenta uma série de evidências de que as infecções intestinais levam à desnutrição e que a desnutrição piora as infecções intestinais.

Assinam o estudo os professores Reinaldo Barreto Oriá, do Departamento de Morfologia, Mônica Oliveira Batista Oriá, do Departamento de Enfermagem, e Aldo Ângelo Lima, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, além dos pesquisadores Richard Guerrant e Sean Moore, respectivamente da Universidade da Virgínia e da Universidade Vanderbilt, ambas dos Estados Unidos.”

O Prof. ALDO ÂNGELO LIMA, um dos autores do referido artigo da UFC, está entre os cientistas mais influentes do mundo, conforme estudo publicado em revista internacional, além de ser membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e atual Vice-Diretor do Colégio de Estudos Avançados da UFC.

Saiba mais acessando a notícia no Portal da UFC (31/08/2021): https://www.ufc.br/…/16080-artigo-de-pesquisadores-da… .

Acesse o documento por este link: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2562291/

Acessar Ir para o topo