Colégio de Estudos Avançados promoverá painel interdisciplinar sobre Segurança Hídrica e Qualidade de Vida

Data de publicação: 9 de junho de 2017. Categoria: Notícias

“Segurança Hídrica e Qualidade de Vida” é o tema do painel que o Colégio de Estudos Avançados (CEA) da Universidade Federal do Ceará promoverá em 20/07/2017 (quinta-feira), das 10h às 12h, no auditório da Reitoria (Av. da Universidade, 2853, Benfica).

O evento é aberto ao público e faz parte do ciclo de conferências “Rompendo Fronteiras – Ciência, Cultura e Arte”, série de atividades que pretendem abordar temas contemporâneos de forma multidisciplinar.

Participam do painel os professores Dr. Francisco de Assis de Souza Filho e Dra. Mônica Ferreira do Amaral Porto.

Cartaz do Evento

Dr. Francisco de Assis é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1990), possui mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é professor do departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (2008-atual), coordenador do Grupo de Pesquisa “Gerenciamento do Risco Climático para a Sustentabilidade Hídrica” da UFC. É Pesquisador Associado do Columbia Water Center da Universidade de Columbia em Nova Iorque (2006-atual). Realizou palestras em plenário de diversos eventos nacionais como simpósios e congressos nacionais e regionais, no Senado Federal, Câmara dos Deputados, Agência Nacional de Água e Conselho Nacional de Recursos Hídricos, entre outros. Assim como, foi convidado para palestra em eventos internacionais em universidades, entre outros, na Columbia, Harvard e Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. Desenvolve pesquisas na área de Recursos Hídricos, com ênfase nos seguintes temas: alocação de águas, economia e planejamento dos recursos hídricos, clima e recursos hídricos, operação de reservatórios e qualidade da água. Texto informado pelo autor no LATTES.

Já Dra. Mônica Ferreira possui graduação em Engenharia Civil Escola Politécnica pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Engenharia Civil [SP-Capital] pela Universidade de São Paulo (1983), doutorado em Engenharia Civil [SP-Capital] pela Universidade de São Paulo (1993) e livre-docente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2003). Atualmente exerce o cargo de Secretária Adjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo. É Professora Titular da Universidade de São Paulo. Exerceu o cargo de Diretor Presidente da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica – FCTH. Foi presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos e diretora da International Water Resources Association. Tem experiência na área de Recursos Hídricos, com ênfase em Qualidade da Água, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da água, gestão integrada de recursos hídricos, gerenciamento de recursos hídricos, gestão de recursos hídricos e qualidade da água. Texto informado pelo autor no LATTES.

Para realizar a inscrição no evento é necessário responder o formulário através do link.

Acompanhe também nossos eventos e notícias na página do facebook clicando aqui